Abraço ao Hospital de Bonsucesso nesta quarta-feira (30/1): ‘transplante de rins e fígados não pode acabar’

31/01/2013 22:34

 

Abraço ao Hospital de Bonsucesso nesta quarta-feira (30/1): ‘transplante de rins e fígados não pode acabar’

 

Escrito por: Sindicato da Saúde, Trabalho e Previdência Social do Rio de Janeiro (Sindsprev)

 

Os servidores do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) prometem ‘abraçar’ a unidade, na próxima quarta-feira (30), num ato político contra a ameaça de fechamento dos centros de transplante de rins e fígado, especialidades nas quais é referência nacional. A concentração para a manifestação, que também defenderá a jornada de 30 horas, concurso público e mais recursos para a unidade, começa às 8 horas da manhã.

O HFB faz transplantes fígado e rins respectivamente há 13 e 31 anos. Mas, pela primeira vez neste período, suspendeu as cirurgias, sem previsão de retorno. É praticamente a única unidade hospitalar pública do estado do Rio que faz este tipo de cirurgia de forma regular, informa o médico e dirigente sindical do local Júlio Noronha. Isto porque os demais hospitais que prestam estes serviços, de alta complexidade, como o Hospital Universitário da UFRJ e o Hospital dos Servidores, estão com tais setores funcionando de forma muito precária.

A suspensão das cirurgias decorre de uma política equivocada do Ministério da Saúde para a unidade, observa o diretor do Sindsprev-RJ Osvaldo Mendes. Entre os motivos alegados, está a falta de profissionais qualificados para transplantes em número suficiente e de material de trabalho.

Fonte CUT

facebook

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!